Adequação postural

Adequação postural

Pensando na melhora da qualidade de vida, o Instituto de Medicina de Reabilitação (IMR) trouxe para Piracicaba a tecnologia dos grandes centros de reabilitação na adequação postural em cadeira de rodas para as pessoas que apresentam deformidades na coluna e no quadril.

Nesse serviço, o paciente é avaliado por Médico Fisiatra que determinará qual a indicação do equipamento mais apropriado e qual tipo de adequação necessária.

O objetivo em oferecer mais esse serviço é o de melhorar o posicionamento dos pacientes que utilizam a cadeira de rodas para locomoção, evitando assim, complicações secundárias pelo mal posicionamento e por vícios posturais como a dor, as úlceras de pressão, a diminuição da capacidade respiratória, a dimiuição da contactuação.

Nesse serviço, conseguimos adequar a cadeira de rodas para a maioria das deformidades (escolioses graves, luxações de quadril e encurtamentos musculares), pois, para os pacientes mais graves, o IMR produz o assento e o encosto através da tecnologia de digitalização. No processo de avaliação, o paciente é colocado em almofadas que se moldam ao seu corpo, permitindo dessa forma, que esse molde seja gravado em computador através da utilização de um scaner. Na etapa seguinte, o arquivo é encaminhado para a produção do assento e do encosto em espumas com a utilização de máquinas que fazem a leitura do arquivo gravado no computador, seguindo dessa forma na confecção do molde do paciente.

Posteriormente, a equipe realiza a prova do assento e do encosto digitalizados com o paciente, fazendo os ajustes finais.