Terapia da dor

Terapia da dor

A Terapia da Dor é uma forte área de atuação do Médico Especialista em Reabilitação.

As Unidades do IMR contam com médicos especializados no diagnóstico e no tratamento das Síndromes Dolorosas com a realização de diversas técnicas para ajudar o paciente que sofre com a dor.

Saiba como o Médico Fisiatra trata a dor:

A especialidade considera que o tratamento deve ser multidisciplinar visto que o surgimento e a perpetuação da dor crônica envolvem várias esferas.

Primeiramente, como toda especialidade médica, deve-se considerar a realização do diagnóstico da causa da dor através da investigação clínica de doenças que podem resultar em dor, dentre as mais frequentes: doenças inflamatórias, infecciosas, endocrinológicas, metabólicas e neoplásicas. Na grande maioria dos pacientes, esta investigação básica inicial descarta tais patologias e, portanto se avaliam consequentemente as alterações biomecânicas, a presença de imobilismo associado à perda de massa muscular, com subsequente sobrecarga das estruturas osteomusculares. Diversos estudos mostraram que a prevalência da dor muscular nos quadros dolorosos atinge de 75% a 93% das pessoas.

Realizado o diagnóstico etiológico, considera-se a introdução de medicamentos para dor crônica, dentre eles: medicamentos que aumentam a disponibilidade da noradrenalina e da serotonina para auxiliar o Sistema Descendente Inibitório da Dor; medicamentos que diminuam o disparo dos estímulos dolorosos; e finalmente outros que alteram a percepção desse estímulo. Uma técnica utilizada em muitos casos é o bloqueio paraespinhoso nos pacientes em que a avaliação pelo exame físico constatou a presença da sensibilização em nível da medula espinhal.

Prossegue-se, contudo, com a eliminação dos fatores perpetuantes da dor, sejam eles por alterações biomecânicas, por sobrecarga do aparelho músculo esquelético associadas ou não com o imobilismo.

O IMR trás para Piracicaba e Região um procedimento altamente especializado e inovador no tratamento complementar do paciente com dor: A Terapia por Ondas de Choque. (leia em Ondas de Choque).

Nosso objetivo e tratar de forma individualizada e humana, com consequente melhora da funcionalidade e da qualidade de vida. (leia textos sobre dor em Mídia).

Em breve disponibilizaremos os desenhos produzidos por pacientes com dor crônica e o seu significado analisados por psicólogos especialistas em dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.